quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TAM Realiza 1º Vôo com Combustível a Base de Jatropha na AL

A aeronave realizou um vôo de 45 minutos antes de retornar ao seu ponto de origem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TAM Linhas Aéreas junto com a Airbus realizaram o primeiro vôo com biocombustível a base de "Jatropha" da América Latina, usando um Airbus A320. 

O biocombustível, processado pela UOP LLC, é composto de 50 % de bioquerosene a base de Japtropha, mais 50% de querosene de Aviação. Ao todo, estavam a bordo 20 pessoas, entre funcionários da TAM e Airbus, e o A320, equipado com motores CFM56, decolou do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. O avião voou por 45 minutos antes de retornar ao ponto de origem.

"Airbus e TAM deram um importante passo para instituir uma solução para um combustível de Aviação que seja tanto comercialmente viável como sustentável, com impacto positivo no meio-ambiente," disse o president e CEO da Airbus, Tom Enders. "Este vôo serve como uma evidência do compromisso da indústria da Aviação em avançar nas suas metas auto-impostas de redução de CO2 : o crescimento do carbono neutro a partir de 2020 e o trabalho rumo a redução global de 50 % de CO2 para 2050."

"Este vôo experimental materializa a participação da TAM num vasto projecto para desenvolver uma cadeia de produção para biocombustível renovável com o propósito de criar uma plataforma brasileira para o bio-querosene de Aviação sustentável," declarou Libano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

Estudos mostram que o uso de biocombustíveis feitos a partir de Jatropha na Aviação poderiam reduzir, de um modo geral, as emissões de carbono do sector em até 80 %, se  comparado com o querosene de Aviação convencional, a base de petróleo.A TAM Linhas Aéreas e a Airbus patrocinam o estudo e a avaliação da sustentabilidade e a viabilidade  econômica do valor e da implantação da cadeia do bio-querosene no Brasil.

O vôo técnico foi aprovado pela Airbus, pelo fabricante do motor, a CFM International e foi  autorizado pelas autoridades da Europa ( EASA) e do Brasil (ANAC).

" A jovem e moderna frota de Airbus da TAM tem uma das mais baixas emissões de carbono na  região, abrindo assim caminho para o resto da indústria contribuir com a causa," finalizou Enders.
 

Fonte*: Airbus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário