Foto: Arquivo Fokker |
Há 55 anos, no dia 24 de Novembro de 1955, o primeiro protótipo do F27 (matrícula PH-NIV) decolava para o seu primeiro vôo.
Três anos mais tarde, em Novembro de 1958, o primeiro modelo de produção, o F27-100, era entregue à Aer Lingus na configuração de 44 passeiros. Até 1987, diversas versões desta aeronave foram construídas e conhecidas F27 "Friendship". De todas suas variantes, a mais conhecida foi o F27-500, que podia acomodar até 52 passengeiros e era equipada com motores Rolls & Royce Dart 7 Mk 532.
Ao longo do tempo, um total de 786 aparelhos foram construídos e operados por 168 clientes em 63 países. Esses números fizeram do "Friendship" o turboélice de passageiros mais vendido. A partir do início da década de 1980, a Fokker começou a trabalhar no seu sucessor, o Fokker 50. Ainda hoje, o F27 voa em 15 operadores pelo mundo.
Para todos os modelos já fabricados ( F27, F28, Fokker 50, Fokker 60, Fokker 70 e Fokker 100), a Fokker Services é a detentora do "Type Certificate" e fornece serviços para garantir uma operação continuada (e ainda competitiva) da frota dos seus clientes.
Fonte*: Fokker Services
Nenhum comentário:
Postar um comentário