terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rheinmetall e Sikorsky Apresentam o Helicóptero Naval "Cyclone"

Tecnologia testada e aprovada para a substituição dos "Sea Kings" da Marinha Alemã



















A Rheinmetall e a Sikorsky apresentaram recentemente o helicóptero naval "Cyclone" numa coletiva de imprensa em Bonn. Tendo em vista o plano da Marinha Alemã de adquirir trinta helicópteros navais multi-função para substituir o Sea King, as companhias juntaram esforços com outras empresas e formaram uma parceria inédita.

Com a aquisição cada vez mais difícil (e cara) de peças de reposição para os Sea King e a dificuldade de manter as aeronaves remanescentes dentro de um nível operacional considerado adequado, a necessidade da Marinha Alemã de um novo aparelho é considerada urgente.

Dentro deste quadro, o helicóptero que está sendo oferecido é visto como um forte candidato.

No "Consórcio Sikorsky", a  Rheinmetall está no comando (entre outras coisas) no futuro sistema logístico e serviço de suporte e também será responsável por toda a parte de instrução e as operações de treinamento das tripulações.

A priori, o "Cyclone" preenche todas as exigências feitas pela Marinha Alemã e possui a capacidade de executar, simultâneamente, tarefas como vigilância marítima, operações de guerra anti-submarina e engajamento em combates de superfície. Também pode ser empregado em  missões de busca e salvamento.

Trata-se de um aparelho com tecnologia já testada (e aprovada) em condições reais e recentemente foi selecionado pela Marinha Canadense, onde recebeu a designação de CH148.

Do ponto de vista tecnológico, o "Cyclone" deriva do Sikorsky S-92, de uso civil; que é   particularmente popular entre as companhias que fazem transporte offshore para as plataformas de gás e petróleo no Golfo Mexico, Mar do Norte e nas jazidas recém-descobertas da Austrália, Malásia e China. No Brasil, a Líder opera 4 unidades, que deverão atender às operações do Pré-Sal (ver postagem de 20/10/2010)

Desde Setembro de 2004, quando entrou em operação, a frota de S-92  já acumulou 250,000 horas de vôo - uma marca alcançada em tempo recorde, em se tratando de um helicóptero usado comercialmente.

Já o futuro helicóptero da Marinha Alemã deverá ser implantado inicialmente na versão embarcada e ficará baseado nas fragatas da classe 124/125 e nos navios de suporte da classe 702. Entre suas tarefas, estarâo:

- Vigilância marítima e fornecimento de informações do teatro de operações no mar;
- Busca e salvamento, com capacidade para evacuar dez tripulantes;
- Reconhecimento de navios suspeitos, inclusive engajamento em combates de superfície, com lançamento de torpedos e mísseis guiados anti-navio;
- Guerra anti-submarino;
- Condução de operações embarcadas; e,
- Transporte táctico de pessoal e/ou material.

Fonte*:  Rheinmettal  AG

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TAM Realiza 1º Vôo com Combustível a Base de Jatropha na AL

A aeronave realizou um vôo de 45 minutos antes de retornar ao seu ponto de origem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TAM Linhas Aéreas junto com a Airbus realizaram o primeiro vôo com biocombustível a base de "Jatropha" da América Latina, usando um Airbus A320. 

O biocombustível, processado pela UOP LLC, é composto de 50 % de bioquerosene a base de Japtropha, mais 50% de querosene de Aviação. Ao todo, estavam a bordo 20 pessoas, entre funcionários da TAM e Airbus, e o A320, equipado com motores CFM56, decolou do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. O avião voou por 45 minutos antes de retornar ao ponto de origem.

"Airbus e TAM deram um importante passo para instituir uma solução para um combustível de Aviação que seja tanto comercialmente viável como sustentável, com impacto positivo no meio-ambiente," disse o president e CEO da Airbus, Tom Enders. "Este vôo serve como uma evidência do compromisso da indústria da Aviação em avançar nas suas metas auto-impostas de redução de CO2 : o crescimento do carbono neutro a partir de 2020 e o trabalho rumo a redução global de 50 % de CO2 para 2050."

"Este vôo experimental materializa a participação da TAM num vasto projecto para desenvolver uma cadeia de produção para biocombustível renovável com o propósito de criar uma plataforma brasileira para o bio-querosene de Aviação sustentável," declarou Libano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

Estudos mostram que o uso de biocombustíveis feitos a partir de Jatropha na Aviação poderiam reduzir, de um modo geral, as emissões de carbono do sector em até 80 %, se  comparado com o querosene de Aviação convencional, a base de petróleo.A TAM Linhas Aéreas e a Airbus patrocinam o estudo e a avaliação da sustentabilidade e a viabilidade  econômica do valor e da implantação da cadeia do bio-querosene no Brasil.

O vôo técnico foi aprovado pela Airbus, pelo fabricante do motor, a CFM International e foi  autorizado pelas autoridades da Europa ( EASA) e do Brasil (ANAC).

" A jovem e moderna frota de Airbus da TAM tem uma das mais baixas emissões de carbono na  região, abrindo assim caminho para o resto da indústria contribuir com a causa," finalizou Enders.
 

Fonte*: Airbus 

Há 55 Anos, o F27 Fazia seu Primeiro Vôo

Foto: Arquivo Fokker






















Há 55 anos, no dia 24 de Novembro de 1955, o primeiro protótipo do F27 (matrícula PH-NIV) decolava para o seu primeiro vôo.

Três anos mais tarde, em Novembro de 1958, o primeiro modelo de produção, o F27-100, era entregue à Aer Lingus na configuração de 44 passeiros. Até 1987, diversas versões desta aeronave foram construídas e conhecidas  F27 "Friendship".  De todas suas variantes, a mais conhecida  foi o F27-500, que podia acomodar até 52 passengeiros e era equipada com  motores Rolls & Royce Dart 7 Mk 532.

Ao longo do tempo, um total de 786 aparelhos foram construídos e operados por 168 clientes em 63 países. Esses números fizeram do "Friendship" o turboélice de passageiros mais vendido. A partir do início da década de 1980, a Fokker começou a trabalhar no seu sucessor, o Fokker 50. Ainda hoje, o F27 voa em 15 operadores pelo mundo.

Para todos os modelos já fabricados ( F27, F28, Fokker 50, Fokker 60, Fokker 70 e Fokker 100), a Fokker Services é a detentora do "Type Certificate" e fornece serviços para garantir uma operação continuada (e ainda competitiva) da frota dos seus clientes.

Fonte*:  Fokker Services

terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Phantom Ray" Completa Testes de Taxi

Segundo a Boeing, o aparelho se comportou exatamente como o esperado

 

 

 

 

 

 

 

 




O aparelho não-tripulado "Phantom Ray" completou com sucesso os testes de taxi em baixa velocidade no último 18 de Novembro, no Lambert International Airport, em Saint Louis.

" O Phantom Ray  fez exactamente o que se esperava que fizesse" declarou Craig Brown, gerente do programa Phantom Ray na Boeing. " Ele se comunicou com a estação de controle de solo, recebeu seus comandos e taxiou pela pista diversas vezes, permitindo a nós avaliar sua performance e monitorar os sistemas avançados a bordo."

Os testes foram os primeiros do aparelho após sua cerimônia de apresentação em Maio. A Boeing agora irá prepará-lo para viajar até a Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia,  sobre um dos 747 modificados da NASA para o transporte do ônibus espacial. Uma vez lá, será submetido a testes de taxi em alta velocidade antes do seu primeiro vôo. Já o programa de testes de vôo, deve durar aproximadamente seis meses.

" A natureza autônoma deste sistema é única. Alcançar este marco diz muito sobre a tecnologia e perícia da Boeing, da organização da "Phantom Works" e da equipe do Phantom Ray ," disse Dave Koopersmith, vice presidente da Advanced Boeing Military Aircraft.

O "Phantom Ray" foi projetado visando dar apoio a missões como inteligência, vigilância e reconhecimento, supressão de defesas aéreas inimigas, guerra eletrônica, ataque e reabastecimento aéreo.

Fonte*: The Boeing Company

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

KLM Anuncia Apoio a Projecto de Vôo Suborbital

Os vôos acontecerão a bordo da espaçonave suborbital XCOR's "Lynx".

 

 

 

 

 

 

 

 




A KLM Royal Dutch Airlines anunciou na imprensa holandesa que está estreitando seu relacionamento com a Space Experience Curacao (SXC). A empresa patrocinará futuros vôos suborbitais através da compras, inclusões no seu programa de vôo frequênte e nos seus futuros pacotes de férias para Curaçao, além de outras formas de patrocínio ainda a serem estudadas. Os vôos serão realizados com a espaçonave suborbital  XCOR "Lynx".

No mês passado, SXC e XCOR Aerospace anunciaram conjuntamente a intenção da primeira  em locar a versão de produção do "Linx" e, dependendo da aprovação do governos dos Estados Unidos, basear o veículo na Ilha de Curaçao, nas Antilhas Holandesas. Com o início previsto para Janeiro de 2014, tanto a SXC como a KLM farão propaganda e venderão as viagens. Já a XCOR fornecerá apoio operacional na base de Curaçao.

Na primeira página do "De Telegraaf", o jornal de maior circulação da Holanda, Peter Hartman, executivo-chefe da KLM, declarou que " é um projecto fantástico que cabe inteiramente dentro do espírito de pioneirismo da KLM."  De fato, esta história inclue a operação do mais longo serviço aéreo regular do mundo desde os anos de 1920,  além de inaugurar o primeiro serviço transatlântico em 1934, exactamente entre Amsterdã Curaçao.

Fundador da SXC e antigo chefe de pessoal da Real Força Aérea da Holanda, Ben Droste se referiu à exploração e espírito empreendedor que a Holanda tem demonstrado ao longo de cinco séculos e ressaltou a sua lógica expansão para o espaço. "Este é um projecto que cabe inteiramente na nossa tradição VOC (Vereenigde Oostindische Compagnie ou Companhia Holandesa das Ìndias Orientais). A Holanda tem atravessado com sucesso os mares do mundo, foi pioneira nas viagens aéreas de longa distância e agora, voltou nossos olhos para o espaço."

Fonte*: XCOR Aerospace

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Embraer Assina Acordo de US$ 1.5 bilhões na China

A Embraer anunciou na última quarta-feira, 17 de Novembro, a assinatura de um acordo com a chinesa AVIC International Leasing para o financiamento de compra e leasing de suas aeronaves. O negócio prevê um montante de US$ 1.5 bilhões ao longo de 5 anos.

Segundo o anúncio da empresa, o acordo visa facilitar a venda de aeronaves da EMBRAER na China e em outros mercados focados em rotas reginais, bem como em viagens de negócios.

Hoje, a AVIC possui uma frota de 62 aeronaves e uma carteira de leasing avaliada em US$ 1.2 bilhões.

A Embraer é terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, atrás apenas do consórcio europeu Airbus e da norte-americana Boeing. A empresa brasileira também possui uma fábrica na China.

Fonte*: EMBRAER

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeiro F-35 da U.S. Navy Chega a Pax River

F-35C realizará testes de reabastecimento em vôo e desempenho em Patuxent River.

F-35 sobrevoa Pax River com a cauda pintada nas cores dos "Blue Angels".

O primeiro F-35C, a versão embarcada do "Lightning II", chegou à Estação Aero Naval de Patuxent River, às 2:37 p.m. do dia 6 Novembro. 

A aeronave, primeiro caça com tecnologia stealth da U.S. Navy, era pilotada por David "Doc" Nelson e partiu da base de Fort Worth às 11:31 a.m. do mesmo dia. Ao longo do percurso, realizou alguns reabastecimentos em vôo para manter a carga máxima de 19,800 libras durante a viagem.

Em Patuxent River, o aparelho realizará ensaios de reabastecimento em vôo, além de testes de performance.

Fonte* : Lockheed Martin Corporation

sábado, 13 de novembro de 2010

Turquia Encomenda mais 9 T129

O contrato, avaliado em EUR150 milhões, também inclui um pacote de peças de reposição.



















A AgustaWestland anunciou mais um contrato de nove helicópteros de combate modelo T129 "ATAK". O contrato, avaliado em EUR150 milhões também inclui um pacote de peças de reposição. As nove unidades serão montadas pela Turkish Aerospace Industries, Inc. (TAI) e entregues em meados de 2012 na configuração básica,  um ano antes dos 51 T129s já encomendados. Com este novo contrato, o total de aparelhos a serem adquiridos pelo Comando de Forças Terrestres da Turquia sobe para 60.

A TAI é contrante principal do programa "ATAK", juntamente com a ASELSAN como fornecedor de aviônicos e equipamentos, enquanto a própria AgustaWestland atua como subcontractada. Ainda dentro desta posição, a TAI é também a responsável em assegurar que o  aparelho vá de encontro às exigências do Exército Turco.

O programa continua correndo dentro do plano inicial, tendo completado em 2009 as fases duas iniciais (composta pela Revisão dos Requerimentos de Sistemas e a Revisão Prelimnar de Design). A fase seguinte (ou seja: a Revisão Crítica de Design), será finalizada em breve, com as melhorias que permitirão a incorporação dos equipamentos especificados pelas autoridades militares turcas.

Atualmente, dois protótipos estão sendo montados na Itália e Turquia, respectivamente, e deverão iniciar os testes de vôo em Janeiro de 2011.

Fonte*: AgustaWestland

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Super Tucano Vence Concorrência da Força Aérea da Indonésia

Primeira venda na região inclui estações de apoio e pacote logístico.


A EMBRAER venceu uma concorrência do Ministério da Defesa da Indonésia e fornecerá oito Super Tucanos à força aérea daquele país. Foram também negociados estações de apoio de solo e e um pacote logístico integrado. Trata-se da primeira venda para a região da Ásia Pacifico e as entregas estão previstas para 2012.

 

"Temos a grande satisfação de receber a Força Aérea Indonésia como mais novo cliente dos sistemas de defesa da EMBRAER", disse Orlando José Ferreira Neto,Vice-Presidente Executivo da EMBRAER para o Mercado de Defesa. " O Super Tucano é um comprovado turboélice para ataque leve e treinamento avançado que voa atualmente em cinco forças aéreas, e temos certeza que atenderá perfeitamente as necessidades da Indonésia."

As unidades vendidas substituiram os OV-10 "Bronco" em operação naquele país nas  missões de ataque leve, vigilância, interceptação ar-ar e anti-insurgência. A seu favor, o aparelho contou com mais de 100 mil horas de vôo nesse tipo de missão.

Sob este prisma, o Super Tucano reúne o melhor de dois mundos. Mesmo sendo projetado para operar a partir de pistas não-preparadas, pode carregar um amplo arsenal que engloba desde bombas convencionais, bombas guiadas a laser e até mísseis ar-ar. Já a eletrônica embarcada incorpora sensores eletro-ópticos infravermelhos (Electro-Optical/Infrared - EO/IR), incluindo apontador de mira laser e rádio seguro com comunicação por enlace de dados.

Fonte*: EMBRAER



terça-feira, 9 de novembro de 2010

A400M Lança Paraquedistas Pela Primeira Vez

Pela primeira vez, o A400M lançou paraquedistas numa bem-sucedida demonstração de uma de suas funções.

Seis paraquedistas saltaram do A400M batizado de "Grizzly Three", em passagens distintas e a partir de uma altura de 6,000 pés. O teste ocorreu no dia 4 de Novembro na zona de salto de Fonsorbes, perto de Toulouse.

Os paraquedistas (dois das forças armadas britânicas, dois das forças armadas frandesas e os demais, do French Centre d'Essais en Vol),reportaram que foi mais fácil saltar da aeronave do que de outros transportes. Dois deles saltaram da porta lateral esquerda e dois da rampa traseira.

Em outro vôo recente, balões cheios de água foram lançados inicialmente do aparelho e logo em seguida, manequins equipados como paraquedistas usando linhas estáticas. Outros testes estão previstos para 2011.

Fonte*: Airbus

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oração aos Aviadores

Santa Clara, clareai
Estes ares.
Dai-nos ventos regulares,
de feição.
Estes mares, estes ares
Clareai.

Santa Clara, dai-nos sol.
Se baixar a cerração,
Alumiai
Meus olhos na cerração.
Estes montes e horizontes
Clareai.

Santa Clara, no mau tempo
Sustentai
Nossas asas.
A salvo de árvores, casas,
E penedos, nossas asas
Governai.

Santa Clara, clareai.
Afastai
Todo risco.
Por amor de S. Francisco,
Vosso mestre, nosso pai,
Santa Clara, todo risco
Dissipai.

Santa Clara, clareai.

(Manuel Bandeira)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Emergência em Cingapura Coloca Os A380 da Qantas No Chão.

Foto*: Qantas

A Qantas Airways da Austrália colocou nesta quinta-feira toda a sua frota de Airbus A380 no chão após pane em um dos motores do aparelho que fazia a linha Cingapura-Sidney ter causado um dramático pouso de emergência em Cingapura.

O chefe executivo da companhia, Alan Joyce,  declarou que as decolagens com seus seis aparelhos estarão temporáriamente suspensas até que as investigações cheguem às causas do incidente.

"Decidimos que suspenderemos todas as decolagens de todos A380 até que estejamos completamente confortáveis e que informações suficientes tenham sido obtidas sobre o QF32," disse a repórteres em Sydney.

Técnicos observam o motor QF-32 avariado Foto*: Reuters

Joyce ainda declarou que o motor apresentou problemas logo nos seis primeiros minutos de vôo entre Cingapura e  Sydney, antes de fazer meia-volta e pousar  no Aerporto  Changi.

O aparelho, carregando 433 passeiros e  26 tripulantes, alijou o combustível dos seus tanques sobre a Indonésia antes de retornar a Cingapura.

Não houve feridos, mas desde o início, a Qantas foi obrigada a negar que seu avião havia caído.

Joyce ainda salientou que o episódio não afetará os planos da companhia em relação ao modelo."Temos encomendas para mais 20 aeronaves. E estas aeronaves continuarão a chegar," concluiu.

Fonte*: ASDNews

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estado de Goiás Compra 3 AW119Ke

O contrato, avaliado em US$ 11 milhões, inclui o treinamento de pilotos e equipe de manutenção.

 

A AgustaWestland, uma empresa do Grupo Finmeccanica, anunciou a compra de três AW 119 pelo governo do Estado de Goiás . Os aparelhos, cuja entrega está programada para Dezembro de 2010, serão usados em missões de apoio às autoridades policiais, bem como transporte e combate a incêndios florestais. O contrato, avaliado em US$ 11 milhões, também inclui o treinamento das equipes de vôo e de manutenção.

A Synergy Aerospace, uma divisão do Grupo Synergy, representa a a AgustaWestland no Brasil desde 2006 e esta venda  marca a entrada do AW 119 no mercado brasileiro de aeronaves para-públicas.

As aeronaves ficarão baseadas em Goiania e serão equipadas com guincho de içamento, proteção contra fios, gancho de carga, farol de busca e dispositivo para combate a incêndios "Bambi" (um tipo de bolsa,  para transporte de água e retardantes de fogo)..

A subsidiária brasileira, a AgustaWestland do Brasil Ltda, fornecerá apoio logísticos aos helicópteros. Suas novas instalações, localizadas na Zona Oeste de São Paulo, estão equipadas para realizar serviços em todos os modelos AW119 (monoturbina) e AW109 (biturbina), bem como nas suas respectivas variantes.

 Fonte* Agusta Westland

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Brasil e Argentina Abrem Diálogo Sobre o Novo Cargueiro Militar da EMBRAER

Embraer anuncia negociações sobre parceria com a Argentina no Programa KC-390.

Governo argentino também manifesta intenção de comprar seis unidades do novo jatos de transporte militar.


















Os ministros da defesa Nelson Jobim e Nilda Garre (do Brasil e Argentina, respectivamente) assinaram na semana passada uma carta de intenções sobre a participação daquele país no programa de desenvolvimento no jato de transporte militar KC-390. O acordo marca o início das negociações para a inclusão da Fabrica Argentina de Avioes "Brig. San Martin" S.A. na fabricação do novo avião,  assim como na futura aquisição de seis unidades pelo governo argentino.

"Esta é outra forte demonstração de interesse pelo KC-390, o que prova que este producto vai de encontro às exigências do mercado de transporte militar", disse Orlando Jose Ferreira Neto, Vice Presidente Executivo da EMBRAER para o Mercado de Defesa. "Assim, é um grande prazer ver a Argentina seguindo este caminho e, desta forma, reforçando a integração tecnológica do segmento de defesa na América do Sul "

Este é o quinto anúncio de negociações sobre parcerias internacionais para o Programa  KC-390 desde Agosto. Chile, Colombia, Portugal e República Tcheca já iniciaram discussões para estabelecer as condições de suas particiapações no desenvolvimento e produção do novo jato de transporte militar. Em Julho, a Força Aérea Brasileira (FAB),  revelou sua intenção de adquirir 28 unidades. A adesão da Argentina nas negociações, pode representar a venda de 60 aparelhos para as forças aéreas desses seis países.

Fonte*:  Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER)