sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mais um "Raptor" Entregue

"Raptor" 4168 é o 15º F-22 entregue para a U.S.A.F este ano.

 


O F-22 "Raptor" matrícula 4168 que sobrevoa os C-130H da Base Aérea de Dobbins, foi fotogrado logo após sua decolagem nas instalações da Lockheed Martin, em Marietta, rumo à base da U.S.A.F. de Langley na última terça-feira.

O aparelho é a 15º unidade entregue este ano (e, em linhas gerais, o 168º) e faz parte de um lote consecutivo de 88 caças F-22 já entregues (ou em vias de) pela LM.

Fonte* : Lockheed Martin Corporation

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Voa o Segundo Airbus- Tanque da RAF

Convertido a partir do A330-200, o aparelho voou duas horas no final da tarde de 26 de Outubro.

 


Voou no final da tarde da última terça-feira, 26 de Outubro, o segundo A330 MRTT  do projeto Future Strategic Tanker Aircraft (FSTA) ou Avião Tanque Estratégico do Futuro, da Força Aérea do Reino Unido, a Royal Air Force (RAF).

O aparelho, um A330-200 convertido nas instalações da Airbus Military em Getafe ( Madri),  voou por exactas duas horas e completou com sucesso seu teste inicial.

Segundo sua tripulação, a aeronave, seus sistemas e seus dois motores Rolls-Royce Trent 700 se comportaram de maneira plenamente satisfatória.

O novo avião vai se unir ao primeiro FSTA (que fez seu vôo inaugural em 16 de Setembro), no  programa de testes tem por objetivo a entrega da primeira unidade  para a RAF no final de 2011.

A Airbus Military obteve a certificação para o uso militar do A330 Multi Role Tanker Transport através do Instituto Nacional de Tecnologia Aerospacial (INTA), da Espanha,  em 5 de Outubro.

Isto sela o caminho para a entrega ao primeiro operador das duas primeiras unidades vendidas; no caso, a Real Força Aérea Australiana (Royal Australian Air Force, RAAF) antes do final deste ano.

Fonte*:  Airbus

terça-feira, 26 de outubro de 2010

USS Abraham Lincoln chega ao Afeganistão

O porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln, juntamente com o cruzador USS Cape St. George, chegou em 17 de Outubro na área de responsabilidade da 5ª Frota. Com isso, o navio traz aquele teatro de operações, mais 60 aeronaves em apoio à operação "Enduring Freedom".

O secretário de defesa dos EUA, Robert Gates, justificou a presença de um segundo porta-aviões na região para fornecer apoio às forças da coalizão estacionadas no Afeganistão, bem como garantir maior segurança às operações navais. Além disso, também apoiar a retirada das forças do Iraque.

Vale lembrar que a chegada do porta-aviões aconteceu alguns dias antes da matéria publicada no último domingo pelo "The New York Times", em que o presidente afegão, Hamid Karzai, admite ter recebidos malas de dinheiro do governo do Irã.


Fonte* : US Navy

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais um E-jet para a Fuji Dream Airline

A Embraer assinou com a Fuji Dream Airlines a compra de um EMBRAER 175. A companhia já opera outras 4 unidades do modelo e a nova aeronave será configurada para 84 assentos numa única classe. O negócio ainda inclui a opção para mais outra unidada e marca a rápida expansão da frota da  FDA e a caracteriza como uma das mais competitivas dentro do mercado japonês.

" Estamos honrados que a FDA tenha reafirmado sua confiança na família de E-jets e encomendado outro EMBRAER 175," disse Paulo Cesar de Souza e Silva, vice-presidente executivo da EMBRAER de aeronaves comerciais " A nova encomenda é um sinal que nossos E-jets são um instrumento do nascimento e crescimento de uma nova linha aérea e tem fornecido a ela uma ótima ferramenta para desenvolver novas rotas, ao mesmo tempo que oferece aos seus clientes um avião confiável e confortável."

Quando foi fundada em 2007, a FDA optou pela adquisição de dois EMBRAER 170. O primeiro foi entregue em Fevereiro de 2009. Em junho, a companhia decidiu aumentar a frota e encomendou um EMBRAER 175, que se juntou aos dois 170 iniciais logo no começo de 2010 e com mais esta compra, fechará o ano com um total de cinco E-Jets  ( três EMBRAER 170 -  um deles, adquirido do mercado de usados no começo do ano - e dois EMBRAER 175).

"Desde que a FDA começou a oferecer vôos em Julho de 2009, temos feito significantes progressos em desenvolver nossa malha e negócios. Este progresso tem sido possivel em parte devido à flexibilidade operacional oferecida pela família de E-jets, especialmente o  EMBRAER 170 e EMBRAER 175, que nos tem permitido explorar e capitalizar em novas rotas," disse Tsuneji Sugawa, diretor sênior de gerenciamento da Fuji Dream Airlines.

A FDA é a única empresa aérea no Japão cuja frota é composta apenas por  por E-jets e faz  parte do Suzuyo Group.

Fonte*:  EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Poseidon" Faz Teste Com Sonobóias

Um dos três aparelhos dos programa de testes do novo P-8A executou na última sexta-feira, 15 de Outubro, diversos lançamentos de sonobóias . Esta operação marca a primeira vez que o "Poseidon" lança esses dispositivos desde o começo dos testes no verão passado, na base aeronaval de Patuxent River. Apenas a título explicativo, este novo aparelho da Boeing é baseado no já (bem) conhecido modelo comercial 737-800.

Ao todo, seis desses artefatos foram lançados a baixa altitude numa área denominada Atlantic Test Range ( algo mais ou menos como Teste de Alcance Atlântico). O alcance no caso, indica o espaço aéreo para operações seguras de escuta nas missões de teste.

Cada P-8A tem um sistema de lançamento rotatório (como o tambor de um revólver) que emprega três lançadores com capacidade de 10 sonobóias cada. Estes, por sua vez, são capazes de lançamentos tantos individuais como múltiplos. O sistema pode acomodar sonobóias de qualquer tamanho e armazenar 120 unidades; o que representa uma capacidade 50 por cento maior que a do P-3 "Orion", ainda em serviço.

Isso, no entanto, é apenas uma das partes daquilo que compõe a missão de testes integral  do sistema de armas P-8A. A entrada de serviço do "Poseidon" está prevista para 2013 na base aeronaval de Jacksonville, Florida.

Fonte*: Naval Air Systems Command

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mais um S-92 para a Líder

A Sikorsky Aircraft Corp. e a Líder Taxi Aereo S.A. anunciaram hoje a assinatura de um contrato para o fornecimento de mais um helicóptero modelo S-92.

A Líder vai usar o aparelho em missões offshore, em apoio à plataformas de petróleo, e já vem operando o modelo há mais de um ano. Trata-se do primeiro usuário do Brasil e região e com mais esta encomenda, eleva-se para quatro o total de unidades de S-92 na sua frota.

A empresa opera mais de 40 helicópteros fabricados pela Sikorsky. Ambos (S-76 e S-92) em apoio à plataformas de petróleo no mar. Mas o primeiro modelo operado pela  Líder, ainda nos anos de 1970, foi o S-58.

"Estamos contentes que a Líder continue a olhar para a Sikorsky para suas exigências de transporte offshore." disse Carey Bond, presidente da Sikorsky Global Helicopters. "Seu comprometimento com nossos productos é uma grande demonstração do forte relacionamento das nossas duas companhias e da sólida performance dos nossos helicópteros."

* Fonte: Sikorsky Aircraft 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Contrato Bilionário da Embraer

Ainda sobre a Embraer, a empresa anunciou na última segunda-feira que venderá 125 aviões para NetJets, uma companhia de propriedade partilhada de jatos, em um negócio que pode alcançar um bilhão de dólares.

O fabricante anunciou um contrato de 50 vendas firmes do jato executivo "Phenom 300" e uma opção para outras 75 unidades.

Ainda segundo a companhia, " O valor total do negócio pode ser de um bilhão de dólares pela atual lista de preços. "

A NetJets reinvindica ser a pioneira no sector de propriedade partilhada de jatos executivos.

Novo Contrato da EMBRAER

 
A Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) e a Air Lease Corp, uma nova empresa do ramo de leasing de aeronaves,  pertencente a Steven Udvar-Hazy, assinou o acordo definitivo para a aquisição de 15 jatos EMBRAER 190. A primeira entrega está programada para Junho de 2011.

A encomenda,  anunciada em primeira mão na feira de Farnborough em Julho passado,  inclui ainda 5 de 15 encomendas a serem confirmadas e mais outras 5 opções de compra. Ao todo, o negócio representa uma venda potencial de 20 unidades do modelo.

"  Estamos honrados que a Air Lease Corp., juntamente com seu fundador Steven Udvar-Hazy, deposite seu crédito e confiança na Embraer," declarou Paulo Cesar de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para aeronaves comerciais . " Este contrato fortalece nosso comprometimento para com a Air Lease um vez que temos em vista apoiá-los com os formidáveis atritubos dos nossos E-Jets,  quando introduzirem a aeronave em meados dos próximo ano."

O EMBRAER 190 é o terceiro de quatro membros da família EMBRAER 170/190 de E-Jets, uma nova linha de aeronaves comerciais, que entrou em serviço em Agosto de 2005. O avião pode ser configurado em uma ou duas classes, acomodando entre 98 a 114 passeiros na configuração 2 x 2 e pode voar 2,400 milhas nauticas (4,448 kilometers) sem escala.

"Esta encomenda de aquisição do EMBRAER 190 inicia um novo período no crescimento da nossa companhia e o design único do E-190 nos permite oferecer aos clientes da Air Lease um producto de linhas de tronco, mas com a economia operacional de um jato regional," declarou John L. Plueger, presidente e CEO da Air Lease Corp. "Desde o anúncio inicial feito no Farnborough Air Show, temos recebido um interesse significativo de clientes de todas as partes do mundo e estamos ansiosos para fornecer uma aeronave que vá de encontro às suas necessidades."

* Fonte:   EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

B-52, o Eterno

A aposentadoria dos veneráveis (e já históricos) bombardeiros B-52  parece estar longe de ser anunciada. Como prova disso, a Boeing recebeu um contracto da Força Aérea dos Estados Unidos (U.S. A. F.) para a modernização do sistema de armas do  Stratofortress. Sobre o assunto, a companhia fez o seguinte pronunciamento:

"Este contracto de modernização para o B-52 incluirá várias ordens de entrega em um período superior a oito anos". A Força Aérea anunciou um contracto, cujo limite é de US $11.9 billion. Este contracto é um "Carro-Chefe", que permitirá outros contratos de engenharia constantes,  estudos, produção e outras actividades correntes ao suporte do the B-52. Nenhum fundo foi comissionado com o anúncio deste contracto. Esperamos que nossa primeira ordem de entrega seja anunciada em 30 de Setembro."

* Fonte: The Boeing Company
Publicar postagem

O Novo Caça Israelense



O Ministro da Defesa de Israel, Udi Shani, assinou  no meio desta semana em Nova Iorque, o documento para a compra de um lote de caças F-35  "Lightning II ".  Com isso, Israel será o primeiro país a receber o novo aparelho através do United States government' s Foreign Military Sales process, que regula as vendas militares dos Estados Unidos ao exterior. .

"Estamos muito lisonjeados com a decisão do Governo de Israel em aderir ao U.S. government's Letter of Offer and Acceptance para o F-35," disse Tom Burbage, vice-presidente executivo da Lockheed Martin e gerente geral do Programa de Integração do F-35. "Este é um outro passo na duradoura relação entre a Lockheed Martin e a nação de Israel. O Lightning II reforçará a posição da segurança nacional de Israel militar e industrialmente."

O "Lightning II" é um caça de 5ª geração,que combina avançada tecnologia stealth (de baixa visibilidade ao radar) com a velocidade e agilidade de um caça, com completa integração de dados e baixos custos operacionais e de suporte.

*Fonte :  Lockheed Martin Corporation




terça-feira, 12 de outubro de 2010

Novo UAV Brasileiro

Indústria Nacional Produzirá Avião Não-Tripulado Supersônico

Modelo atenderá necessidades do setor militar.

Está sendo desenvolvida uma nova aeronave supersônica não-tripulada  para atender as necessidades  militares de exercícios e treinamento. O modelo deve chegar ao mercado em fins  2011 e será fabricado pela AGX Tecnologia em parceria com a Aeroálcool Tecnologia.

Alternativa Made in Brazil

No mercado externo, o valor unitário deste tipo de equipamente varia de R$ 500 mil a R$ 1 milhão. Já o aparelho em questão, deve ficar na faixa de R$ 150 mil a R$ 500 mil. O modelo servirá para treinamento aéreo de alto desempenho da Marinha, fazendo as vezes de  um alvo para a aferição de radares embarcados. Segundo o  diretor da AGX Tecnologia, Adriano Kancelkis, "Ele é utilizado não apenas para treinar a tropa, mas também para testar e aferir o sistema de radares de defesa”.

Ambas empresas também vêm se dedicando ao desenvolvimento de outras aeronaves não-tripuladas para o mercado agrícola e de produção de imagens aéreas. Na área civil, a AGX e a Aeroálcool preparam o lançamento de um avião subsônico multiuso com apenas 1,5 kg, cujo peso pode dobrar quando equipado com sensores e câmeras.   

Simplicidade

Construído em fibra de carbono, o aparelho pode ser controlado até por um telefone celular. “A idéia é produzir inicialmente 50 unidades para atender à demanda reprimida”, prevê Kancelkis.

O avião tem opção de lançamento por impulso manual e pode desempenhar missões como  fotografia e monitoramento de áreas. A recuperação da aeronave é feita através de um sistema de paraquedas. Uma vez programada, a missão pode ser executada automaticamente pela aeronave.

Além do software para controle de missão, eletrônica embarcada e operação de sistema, a AGX, associada do Instituto Inova de São Carlos, vem desenvolvendo softwares para processamento de imagens.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

domingo, 10 de outubro de 2010