Washington pode permitir que Tóquio participe do projecto, mesmo sem garantias do Japão em adquirir o F-35
Os EUA está considerando permitir que o Japão tome parte no projecto multinacional para o desenvolvimento do caça stealth de próxima geração F-35, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado na terça-feira.
De acordo com o "Kyodo News", Washington pode permitir que Tóquio participe do projecto mesmo sem garantias de aquisição do F-35 por parte do Japão. Sobre o assunto, o artigo ainda cita fontes dos dois governos.
A iniciativa tem como objetivo abrir caminho para o Japão fazer do avião a coluna dorsal da sua futura força de caças, enquanto que países não participantes do desenvolvimento conjunto também poderiam adquirí-lo em um futuro próximo, ainda segundo o jornal.
Uma eventual participação de Tóquio poderia estar limitada ao desenvolvimento de componentes a serem fornecidos exclusivamente para sua própria força aérea uma vez que o Japão proíbe exportações de armas e tecnologia militar.
Além dos Estados Unidos, o F-35 está sendo desenvolvido conjuntamente pela Australia e Grã-Bretanha, entre outros países e é esperado que esteja apto para entrar em operação pelos meados da década de 2010. Também se espera que os países envolvidos no seu esforço de desenvolvimento sejam capazes de adquirir o caça em bases vantajosas.
Inicialmente, o Japão tencionava adquirir outro caça stealth norte-americano, o F-22 "Raptor", para substituir a sua já envelhecida frota de F-4EJ "Phantom". Todavia, as leis vigentes proibem a sua exportação e os Estados Unidos também anunciaram um plano de cortar a produção do modelo.
O país também analisou outros modelos como o F/A-18 e o F-15FX ( também produzidos pelos EUA), e o "Eurofighter", construído por um consócio de fabricantes europeus, como possíveis candidatos, finalizou o periódico.
Fonte*: ASD News
Nenhum comentário:
Postar um comentário