sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Embraer Confirma Compra de Oito E-Jets Pela Lufthansa

Nova encomenda faz da Lufthansa a maior frota de E-Jets na Europa

 







A Embraer e a Deutsche Lufthansa AG assinaram um contrato para mais outros oito novos jatos  EMBRAER 195. A nova aeronave deverá ser operada pela Lufthansa Regional atendendo a destinos dentro da Alemanha e outras localidades na Europa. O valor total  do negócio é da ordem de US$ 338 milhões.


O Grupo Lufthansa já havia encomendado uma frota mista de 30 EMBRAER190 e  EMBRAER195 para a sua frota regional em Junho de 2007, sendo que a maior parte deles já se encontra em serviço. A entrega das oito unidades adicionais está programada para começar na primeira metade de 2012.

Os E-Jets já estão em serviço em empresas parceiras da Lufthansa Regional como a  Augsburg Airways, Air Dolomiti e CityLine. Uma vez entregues os oito EMBRAER 195, 38 E-Jets estarão voando pela Lufthansa Regional, fazendo dela a empresa com a maior frota de E-Jets na Europa Continental.

Fonte*: EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.

Boeing Entrega Mais Três F-15K Para a Coréia do Sul

As 15 aeronaves restantes serão entregues até Março de 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

A Boeing entregou no dia 8 de Novembro último, 3 caças F-15K "Slam Eagle" (de um total de 21 encomendados) para a Força Aérea da República da Coréia na Base Aérea de Daegu.  O aparelho está sendo construído pelo contrato Next Fighter II e as 15 aeronaves restantes serão entregues até Março de 2012.

Seis dos novos Slam Eagles estão escalados para participar de um exercício avançado de treinamento de combate aéreo na base da USAF de Nellis (Nevada) no final de 2011.

O F-15K (Kde "Korea") é uma variante avançada do F-15E e sua vida útil está estimada para até  2040. Óbviamente, estão prevista com modernizações tecnológicas e atualizações ao longo desse tempo.

A Boeing completou a entrega de 40 F-15 K Next Fighter I para a Coréia do Sul em Outubro de 2008.  

Fonte*: The Boeing Company

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ministro da Defesa Verifica Primeiro P-3 Orion Modernizado

Aparelho é o primeiro de uma frota de nove unidades que irá passar por um completo programa de modernização

 

 

 

 

 

 

 

 





O primeiro P-3 Orion modificado pela Airbus Military para a Força Aérea Brasileira foi  inspecionado hoje pelo ministro da defesa, Nelson Jobim, durante sua visita oficial à Espanha.

O aparelho é o primeiro de uma frota de nove unidades que passará por um programa completo de modernização, incluindo a instalação do Fully Integrated Tactical System (FITS) da Airbus Military Aircraft.

Assim como o FITS, a aeronave será beneficiada por uma nova suite de sensores de missão, sistemas de comunicação, além dos aviônicos da cabine modernizados. Os motores estão sendo  atualizados e, dependendo da condição de cada avião, as estruturas estão sendo renovadas.

A Força Aérea Brasileira usará o modelo em missões de patrulha marítima, guerra anti-submarino e uma gama de missões na Zona Marítima Exclusiva, além de busca e salvamento.

Fonte*: Airbus

sábado, 4 de dezembro de 2010

Estados Unidos Consideram Participação Japonesa no F-35

Washington pode permitir que Tóquio participe do projecto, mesmo sem garantias do Japão em  adquirir o F-35



















Os EUA está considerando permitir que o Japão tome parte no projecto multinacional para o desenvolvimento do caça stealth de próxima geração F-35, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado na terça-feira.

De acordo com o "Kyodo News", Washington pode permitir que Tóquio participe do projecto mesmo sem garantias de aquisição do F-35 por parte do Japão. Sobre o assunto, o artigo ainda cita fontes dos dois governos.

A iniciativa tem como objetivo abrir caminho para o Japão fazer do avião a coluna dorsal da sua futura força de caças, enquanto que países não participantes do desenvolvimento conjunto também poderiam adquirí-lo em um futuro próximo, ainda segundo o jornal.

Uma eventual participação de Tóquio poderia estar limitada ao desenvolvimento de componentes a serem fornecidos exclusivamente para sua própria força aérea uma vez que o Japão proíbe exportações de armas e tecnologia militar.

Além dos Estados Unidos, o F-35 está sendo desenvolvido conjuntamente pela Australia e Grã-Bretanha, entre outros países e é esperado que esteja apto para entrar em operação pelos meados da década de 2010. Também se espera que os países envolvidos no seu esforço de desenvolvimento sejam capazes de adquirir o caça  em bases vantajosas.

Inicialmente, o Japão tencionava adquirir outro caça stealth norte-americano, o F-22 "Raptor", para substituir a sua já envelhecida frota de  F-4EJ "Phantom". Todavia, as leis vigentes proibem a sua exportação e os  Estados Unidos também anunciaram um plano de cortar a produção do modelo.
O país também analisou outros modelos como o F/A-18 e o F-15FX ( também produzidos pelos EUA), e o "Eurofighter", construído por um consócio de fabricantes europeus, como possíveis candidatos, finalizou o periódico.

Fonte*: ASD News

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NASA Cria Rumor com "Anúncio Extraterrestre"

A agência espacial norte-americana criou um série rumores com seu anúncio de uma coletiva de imprensa programada par acontecer nesta quinta-feira para discutir um achado científico relacionado à busca de vida além do Planeta Terra.

"A NASA realizará uma conferência com a imprensa à 2:00 pm local (17:00 pelo horário de Brasília) na quinta-feira, 2 de Dezembro, para discutir um achado astrobiológico que causará  impacto  na busca de evidências sobre vida extraterrestre," declarou no seu website.

Entusiastas do espaço e pessoas que acrediatm em vida alienígina tomaram a blogosfera numa enxurrada de especulações sobre o significado potencial do anúncio, apesar do declinamento da NASA em se aprofundar na questão.

As cientistas escaladas para falar são Mary Voytek, que lidera o Programa de  Astrobiologia da NASA; Felisa Wolfe-Simon, sua colega de pesquisas de astrobiologia na NASA dentro do  US Geological Survey e Pamela Conrad, uma astrobiologista do Goddard Space Flight Center, também da NASA.

A Astrobiologia relaciona os estudos de vida no Universo, inclusive sua origem, evolução, onde está localizada e como pode sobreviver no futuro.

Fonte*: ADS News